Prefeitura corta despesas e adota medidas de contingenciamento
A prefeitura de Londrina anunciou o corte de 30% das despesas de custeio
O plano de contingenciamento foi apresentado na tarde desta sexta-feira (14) pelo secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Rambalducci.
A prefeitura de Londrina anunciou o corte de 30% das despesas de custeio. O orçamento total do município é de 3.488 bilhões de reais, porém, o deficit estimado para 2025 é de aproximadamente 300 milhões de reais.
Rambalducci também anunciou que será necessário rever as necessidades em cada pasta da prefeitura, antes de liberar os valores para investimento. Porém, não descarta destravar o contingenciamento em caso de extrema urgência.
Está isento das medidas de contingenciamento apenas a folha de pagamento dos servidores públicos, que representa 55% das despesas fixas do município.
Conforme o secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Rambalducci, será necessário trabalhar para corrigir esse deficit anual, sem responsabilizar a antiga gestão pública do ex-prefeito Marcelo Belinati.
O contingenciamento é uma restrição temporária de gastos públicos para evitar o descumprimento das metas fiscais e garantir o equilíbrio das contas, porém, seguindo o exemplo da secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres que enviou um pedido de providências à Prefeitura para liberar recursos, o secretário de Fazenda esclarece que todos os pedidos serão analisados.