SEGUNDA, 06/02/2023, 15:56

Guarda Municipal apresenta balanço dos atendimentos em 2022

Central de monitoramento realizou mais de 13 mil atendimentos. Combate aos casos de violência contra mulher e apoio aos acidentes de trânsito também são atribuições da corporação.

A Secretaria Municipal de Defesa Social, responsável pelas atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal (GM) e pela Defesa Civil (Compdec), divulgou o balanço de 2022.  

A Central de Emergência e Monitoramento da GM realizou 13.277 atendimentos no ano passado, sendo 5.515 são específicos prédios, praças e áreas de lazer públicas. O setor monitora, 24 horas por dia, mais de 400 câmeras fixas e móveis instaladas em locais estratégicos de ruas e avenidas da cidade.

Em 2022, a GM registrou 2.199 ações de patrulhamento preventivo pelos próprios públicos.   A instituição realizou 530 ações de apoio a outros órgãos e entidades (secretarias municipais, instituições públicas e privadas); 508 casos de apoio ao (SAMU 192) e ao Siate); e 390 registros de apoio à empresa responsável pelo recolhimento de animais de grande porte soltos nas ruas.

No trânsito, a Guarda Municipal funciona todos os dias, 24 horas por dia. No último ano, os agentes lavraram 17.285 autos de infração de trânsito.

De acordo com o Secretário Municipal de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, aponta que nos últimos anos aumentaram os compromissos da Guarda Municipal em diversas áreas. Segundo ele, crimes como o tráfico de drogas são de responsabilidade de outras forças de segurança como a Polícia Militar.

Durante os patrulhamentos realizados pelas equipes da GM no entorno dos próprios públicos, foram constatados 142 flagrantes relacionados ao tráfico de drogas.   

Em 2022, foram registrados 390 casos de flagrantes de violência contra a mulher, sendo 253 atendimentos para mulheres que possuíam medida protetiva. No período, 119 agressores foram detidos em flagrante.

A Patrulha Maria da Penha da GM é um serviço amparado pela lei municipal nº 13.276/2021, que instituiu a Patrulha em Londrina como instrumento de atuação na proteção, prevenção e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica.

Por Guilherme Marconi

Comentários