TERCA, 07/08/2018, 17:35

Sema inicia plano de manejo do Bosque Central com erradicação de árvores exóticas

Segundo secretaria, pelo menos 50 espécies vão ser derrubadas e substituídas por mudas nativas. Árvores doentes com risco de queda também vão ser removidas.

O Bosque Central vai passar por uma grande revitalização nas próximas semanas. A Secretaria Municipal do Ambiente pretende fazer a remoção de pelo menos 50 árvores exóticas, que, segundo levantamento, estariam prejudicando o desenvolvimento das espécies nativas e gerando insegurança para os frequentadores da área. Além disso, outras dez espécies sejam derrubadas ou removidas, entre elas algumas que já caíram por conta da chuvarada dos últimos dias ou ainda apresentam risco de queda. Em dezembro do ano passado, por exemplo, uma agente da Zona Azul morreu após ser atingida por um galho que desabou de uma árvore do bosque na avenida Rio de Janeiro. Chovia no momento do acidente.

Segundo o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, os trabalhos fazem parte do plano de manejo da área, que prevê a substituição das espécies exóticas por ainda mais árvores nativas. Pereira garantiu que não haverá erradicação desenfreada, e que o trabalho tem base num estudo detalhado sobre quais medidas devem ser tomadas para a preservação do Bosque Central.

Por Guilherme Batista

Comentários